top of page

PARASHIÔT

O que são as Parashiôt?
(do hebraico פרשה divisão, porção no pl. parashot) 

 

Parashiôt são as 54 porções em que a Torah (Pentatêuco) foi dividida para estudo semanal, a qual o povo judeu em Israel e ao redor do mundo estuda toda a semana. Cada Parashiôt é ainda complementada pela Haftará (a porção dos profetas), e por nós messiânicos também com uma porção da Brit Hadashá (“Novo Testamento”).

 

Quanto a tal divisão não se existe um consenso de como ou quando surgiu, existem algumas alegações que remontam ao tempo de Moshe (Moisés) sendo que o próprio D-us tenha dado a instrução de como dividi-las, outras fontes remontam a divisão ao período de Ezra (Esdras) no século IV A.E.C. após o exílio juntamente com toda a recuperação cerimonial e litúrgica do serviço.

 

 

Yeshua e a Parashiôt

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

Lucas 4:16,17​


Talvez a única referência que encontramos ao uso das Parashiôts na Bíblia está em Lucas 4:16-21, onde Yeshua levantou-se para ler em uma Sinagoga na Galiláiea, como era de costume. O trecho lido, de Isaías 61:1, sugere o trecho de uma porção.

 

 

Lista das Parashiôt e Haftarôt 2020/2020

 

Obs. Como congregação, aceitamos a divisão das Parashiôts um método sadio de estudo das Escrituras, e o recomendamos aos irmãos, visto que o mesmo é tratado a cada sábado na Congregação. 

 

 

 

bottom of page