top of page

HAVDALÁ

Havdalá e Partir do Pão
Um momento especial de comunhão...

 

Uma vez por mês, nos reunimos como corpo vivo de Yeshua, para celebrarmos juntos a Havdalá, e a entrada da nova semana. Aproveitamos este momento, para partirmos o pão e celebrarmos a ceia do Senhor Yeshua (1 Co11.23-26), lembrando de Sua morte e ressurreição como propiciação pelos nossos pecados e a conquista da salvação para todos os homens.

 

 

Mas o que é a Havdalá?

"No primeiro dia da semana (gr. mia ton Sabbaton), que seria o 'MOATZA'EI SHABAT', quando estavamos reunidos para partir o pão. Sha'ul dirigiu-lhes a palavra." Atos 20:7 (BJC)
 

A expressão 'MOTZA'EI SHABAT' é muito comum no meio judaico, mas ela não se refere ao primeiro dia da semana em si, e sim a saída ou o término do shabat. Havdalá é a cerimônia que marca o final do Shabat, iniciando uma nova semana, e significa - Separação. 

Essa mesma expressão vai aparecer em 1 Co16:1-2 quando Shaul (Paulo) instrui os irmãos a separarem a oferta no 'MOTZA'EI SHABAT', na saída do sabado. É um costume do judeu até hoje não mexer e nem falar de dinheiro ou qualquer negócio que envolva dinheiro durante o Shabat, por isso só se fazia isso na saída do shabat no termino ou no Motza'ei Shabat.

Assim, é muito provável que a Igreja do 1º século se reunia na 'Havdalá' para "partir o pão", ou seja, "para celebrtar a ceia", lembrando-se da morte e ressurreição de Yeshua, em um ato semanal de comunhão.

bottom of page