top of page

CRIANÇAS

Deixem as crianças vir a mim, não as impeçam; porque delas é o Reino de D'us.
Formar discípulos de Yeshua, que manejam bem a Palavra da Verdade.

 

Todos os sábados de manhã, enquanto na Sinagoga é compartilhada a Parashiot da semana, as crianças tem um tempo só delas em uma sala especial, onde aprendem a Torá (Instrução de D'us), cantam, e tem um tempo precioso de comunhão.

 

É uma dádiva a oportunidade de ensinar a Palavra de D'us a uma criança, pois cremos nas promessas do Eterno, de que ao 'educar uma criança no caminho em que ela deve andar; até quando ela envelhecer não se desviará dele.' Provérbios 22:6

 

Nosso ideal é que a 'Escolinha' dê continuidade ao que a criança ja aprende e vivencia em casa com a sua família.

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. Deuteronômio 11:18-21

 

 

Mas o que é a Talmidim?

 

TALMIDIM. [do hebraico] s. m. pl.: aprendizes, discípulos

 

Na Galiléia do tempo de Yeshua, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torah aos 6 anos de idade. Aos 10 anos já tinham a Torah decorada. O ensino era geralmente oferecido por um rabino nas sinagogas. A partir dos 10 anos de idade, quando encerravam os estudos na escola primária (Beit Sefer) apenas os melhores e mais destacados alunos eram selecionados para a escola secundária (Beit Talmud). 

Os meninos que não prosseguiam os estudos eram ensinados na profissão da família. Os que haviam sido selecionados para dar seguimento aos seus estudos, aos 14 anos já sabiam de cor todas as Escrituras: além da Torá (5 primeiros livros), também os Neviim (livros históricos e profetas), Ketuvim (Escritos). Com essa idade eram também iniciados na tradição oral, a sabedoria dos rabinos acumulada ao longo da história de Israel, e passavam a discutir as interpretações e aplicações da Lei.

 

Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado.
Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (trad. discípulos). Os rabinos daquela época se distinguiam na maneira de interpretar e ensinar como aplicar a Lei. Cada rabino possui seu conjunto de regras e interpretações. Por exemplo, discutiam o que poderia ou não ser feito para guardar o shabat. Esse conjunto de regras e interpretações era chamado de “o jugo do rabino”.

Hillel e Shamai, por exemplo, eram dois rabinos famosos no tempo de Yeshua. Cada um deles tinha seus talmidim, e muitos seguidores que se colocavam sob seu jugo. A relação entre um rabino e seus talmidim era intensa e pessoal. Em Israel havia uma recomendação aos talmidim: “Cubra-se com a poeira dos pés do seu Rabi”. Isso significava que um talmid deveria observar tudo quanto seu rabino dizia, fazia e a
maneira como vivia, pois sua grande ambição não era meramente saber o que seu rabino sabia, mas principalmente se tornar semelhante ao seu rabino.

A relação rabino-talmid era intensa e pessoal, cada talmid fazia todo o possível para em tudo imitar seu rabino de tal maneira a que se tornasse igual a ele. O conceito de talmidim é um dos mais fundamentais da Brit Hadashá (Novo Testamento). Yeshua, o Ungido de D1us, escolheu o sistema rabino/talmid para se relacionar com os seus seguidores. Assim como os rabinos de sua época, Yeshua também chamou seus talmidim, mas com duas diferenças...

A primeira é que Yeshua criticou os rabinos, seus contemporâneos, afirmando que colocavam um jugo pesado demais sobre seus seguidores, e que eles mesmos não conseguiam suportar. Eram rabinos do tipo “faça o que digo, mas não faça o que eu faço”. Yeshua, além de
viver de modo absolutamente coerente com seu ensino, oferece descanso aos talmidim dos outros rabinos, que viviam cansados e sobrecarregados, e promete aos seus talmidim “um jugo suave e um fardo leve”.

A segunda diferença é que os talmidim em Israel eram meninos extraordinários, uma elite intelectual e privilegiada. Mas Yeshua convida a todos, indistintamente, para que se tornam seus talmidim. Pessoas comuns, como você e eu, podem seguir a Yeshua e viver sob a promessa de que pela Confiança e Obediência se tornarão iguais a ele.


 

bottom of page